Seminário PPSUS apresenta resultados obtidos de projetos contemplados
Por: Ascom/Fapesb
Visando buscar soluções imediatas que possam ser incorporadas ao sistema de saúde do país, 24 pesquisadores apresentaram resultados dos projetos aprovados pelo edital 030/2013 – Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde – PPSUS/BA, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), durante o Seminário Parcial de Avaliação e Acompanhamento PPPSUS, nos dias 28 e 29 de julho, na sede da Fundação.
O edital concedeu apoio financeiro a projetos que promovem o desenvolvimento científico, tecnológico e/ou de inovação da área de saúde, em temas prioritários para o Estado. Na ocasião, representantes da diretoria científica da Fapesb fizeram a abertura do evento, recebendo o subsecretário da Sesab, Roberto Badaró, o superintendente da Saftec/Sesab, Gilmar Barros Vasconcelos e o representante do Ministério da Saúde, Cremildo Baptista.
O pesquisador do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Gúbio Soares salientou a importância do seminário realizado. “Nós podemos demonstrar que o financiamento da Fapesb está sendo bem aplicado e que esse financiamento vai ser voltado à população. Os resultados são aplicados em benefício da sociedade”.
Soares também explicou o foco da pesquisa desenvolvida, a partir dos recursos do edital PPSUS. “Estamos fazendo um estudo de vírus em água do mar, principalmente, na cidade de Salvador, para demonstrar que a população está exposta aos esgotos não tratáveis. Nossa pesquisa compreende o subúrbio da capital baiana, onde a população é carente e vive de moluscos. Esses alimentos podem estar contaminados com vírus da hepatite A, Norovírus e Rotavírus”.
A professora da Ufba, do campus de Vitória da Conquista, Danielle Medeiros exibiu dados do projeto “Adolescer: Saúde do Adolescente da Zona Rural e seus Condicionantes”. De acordo com a pesquisadora, os resultados podem ser incorporados no planejamento para estratégias e das ações voltadas para adolescentes da zona rural. “O seminário é uma oportunidade única, tanto para que esses dados sejam apresentados entre profissionais de mesma área, como também está sendo um momento importante para a gente fazer contato com outros profissionais que trabalham com temas semelhantes”, falou.