SBPC Jovem recebe inscrições de propostas de pesquisas e experiências
Por: Ascom/Fapesb
Estão abertas, até o dia 3 de março de 2017, inscrições de propostas de instituições interessadas em apresentar pesquisas e experiências durante a SBPC Jovem 2017, evento destinado a estudantes do ensino básico que será realizado simultaneamente à 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – de 16 a 22 de julho, no campus Pampulha da UFMG.
As propostas devem ser inscritas por meio de formulário específico disponível aqui. Esclarecimentos e mais informações podem ser solicitados pelo e-mail sbpcjovem@ufmg.br
As despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação, entre outras, deverão ser custeadas pelas instituições que tiverem suas propostas selecionadas.
O objetivo da SBPC Jovem é promover o contato de crianças e jovens com o conhecimento científico e os pesquisadores, para despertar interesse pela ciência, tecnologia e inovação.
A chamada é dirigida a universidades federais e estaduais, institutos de fundações de apoio à pesquisa, sociedades do setor, secretarias de educação, entre outras instituições.
Tenda e formatos diversos
As atividades serão desenvolvidas simultaneamente numa tenda. As apresentações poderão ser feitas na forma de exposições, mostra de trabalhos e experimentos, rodas de conversa, oficinas, exibição de vídeos. Haverá ainda lançamento de livros e atividades culturais diversas.
No sábado, dia 22 de julho, último dia do evento, será promovido o Dia da Família na Ciência, que terá programação direcionada também aos familiares dos estudantes e à comunidade em geral. O objetivo é mostrar que a ciência faz parte do cotidiano, estimulando a formação da cultura científica.
De acordo com a pró-reitora de Extensão da UFMG, Benigna Oliveira, alguns dos núcleos de pesquisa e extensão da Universidade que promovem a divulgação científica e que desenvolvem projetos direcionados ao público da educação básica, como o Museu Itinerante Ponto UFMG, participam tradicionalmente da SBPC Jovem. “Mas consideramos que essa é uma ótima oportunidade para integração de outros projetos da UFMG. Essa participação fortalece os grupos, confere maior visibilidade a suas ações e amplia parcerias com a educação básica”, afirma a pró-reitora.
Fonte: Fapemig