Resultado da etapa 2 do Edital de Apoio à Prática de Pesquisa e do Empreendedorismo em Escolas de Educação Básica é publicado
Por: Ascom/Fapesb
Já se encontra no site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), órgão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o resultado da Etapa 2 do Edital de Apoio à Prática de Pesquisa e do Empreendedorismo em Escolas de Educação Básica, iniciativa em parceria com a Secretaria de Educação (SEC).
Nessa etapa, seis projetos foram recomendados para passar à fase seguinte, dos quais quatro estão selecionados para a linha de pesquisa Difusão de Práticas de Pesquisas e dois para Difusão de Práticas Empreendedoras. Para cada linha de pesquisa está reservado o valor de R$ 1 milhão.
De acordo com o diretor Geral da Fapesb, Handerson Leite, esse edital é uma primeira experiência importante para um projeto mais amplo. “Precisamos fazer com que os jovens do ensino público tenham, cada vez mais cedo, contato com a ciência e a tecnologia, de forma que seja parte da sua rotina e não algo distante, inalcançável!”
Fase 3
O próximo desafio é a Etapa 3 – Trilhas de Capacitação, que será de caráter formativo e eliminatório. Ela consistirá na capacitação online dos proponentes e das equipes executoras dos projetos em temas como tecnologia, elaboração de projetos de pesquisa, propriedade intelectual, empreendedorismo, dentre outros. Ao todo serão 10 assuntos abordados. Frequência, participação e interação dos proponentes e equipes são os critérios para avaliação desta fase. Quem seguir, passará para a quarta e última etapa.
O propósito do Edital é fomentar a prática de pesquisas de cunho interdisciplinar e de empreendedorismo, que deverá ser realizada por escolas públicas e privadas sem fins lucrativos, visando o protagonismo juvenil, mediante a seleção de propostas para apoio financeiro.