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Publicado em: 03/07/2012 às 17:44

Pesquisa colaborativa e educação científica são temas de palestra na FAPESB

Por: Ascom/Fapesb

Nesta quinta-feira, dia 05/07, a Academia de Ciências da Bahia promoverá palestra com o Prof. Charbel Niño El-Hani, do Instituto de Biologia da UFBA, com o tema “Rumo a uma Escola Produtora de Conhecimento: pesquisa colaborativa, desenvolvimento profissional e melhoria da Educação Científica”. A palestra acontecerá às 9h, no Salão Lazareto, na FAPESB.

A chamada lacuna pesquisa-prática, em que as informações produzidas em pesquisas acadêmicas são pouco usadas por atores sociais envolvidos com atividades que necessitam destas informações, tem sido uma preocupação constante no Laboratório de Ensino, História e Filosofia da Biologia (LEHFBio) do Instituto de Biologia da UFBA. A preocupação é ainda maior quando se trata da relação entre a pesquisa em ensino de ciências e a prática docente de professores de ciências.

Para enfrentar o problema da lacuna pesquisa-prática, o instituto de Biologia da UFBA tem usado duas estratégias: a manutenção de uma comunidade virtual de prática (ComPratica, que reúne professores da educação básica, licenciandos em biologia, pós-graduandos e pesquisadores educacionais; e a construção de um grupo de pesquisa colaborativa (CoPPEC) reunindo os mesmos atores pessoalmente.

Mais recentemente, o Grupo Colaborativo de Pesquisa em Educação em Ciências (GC PEC), do Depto. de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e o Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática, ENCIMA/UFBA), da Faculdade de Educação da UFBA também se uniram a estas iniciativas.

Nesta palestra, serão apresentadas as duas estratégias e seus resultados, contemplando os seguintes aspectos: (i) o impacto da ambas as estratégias sobre o desenvolvimento profissional de professores da educação básica e pesquisadores educacionais, sobre o lugar institucional da pesquisa na escola e sobre a melhoria da educação científica no estado da Bahia; (ii) as concepções de pesquisa educacional e, em particular, de pesquisa docente que têm orientando as práticas de pesquisa do CoPPEC; e (iii) propostas do CoPPEC para a melhoria da educação científica no estado da Bahia.

Fonte: ACB

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