Voltar
Publicado em: 17/07/2012 às 12:52

Instituto norte-americano premiará projetos brasileiros de CT&I

Por: Ascom/Fapesb

Pela primeira vez o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) premiará pesquisadores brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, de quaisquer áreas, com idade até 35 anos. O prêmio TR35 conta com o apoio da Incubadora de Empresas da Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ). As inscrições podem ser feitas até o dia 30.

O objetivo é destacar trabalhos inovadores capazes de revolucionar o mundo da tecnologia e dos negócios. A seleção dos dez melhores trabalhos ocorrerá entre agosto e novembro, quando está prevista a entrega dos prêmios. Biotecnologia, desenvolvimento de novos materiais, energia, softwares (programas de computador) e transportes são algumas áreas englobadas pela premiação.

Os interessados podem desenvolver seu trabalho em universidades e centros de pesquisa brasileiros, públicos e privados, e também em empresas. Não há exigência de vinculação com a incubadora da UFRJ.
Embora não haja prêmio em dinheiro, a gerente de Operações da incubadora da Coppe, Lucimar Dantas, destaca que a iniciativa poderá render frutos mais adiante para os pesquisadores. “Haverá uma visibilidade dessas pessoas para investidores, parceiros estratégicos. Com certeza, é uma janela de visibilidade”, reiterou em entrevista à Agência Brasil.

Existente há 18 anos, a Incubadora de Empresas da Coppe faturou, em 2011, R$ 182 milhões, com aumento de 13% em comparação ao ano anterior. Atualmente, a incubadora tem 15 empresas residentes e 48 graduadas que, juntas, geraram mais de mil empregos. “Há esse viés de empregos altamente qualificados e uma grande incidência de mestres e doutores. Esse é um ponto diferenciado desses empregos”, destacou Lucimar Dantas.

A incubadora lançou este mês um edital para ingresso de mais quatro empresas até o final do ano. “Em setembro, passaremos a ter 19 [empresas residentes]”, comemorou ela. Empresas voltadas a negócios nos setores de petróleo, energia, meio ambiente e tecnologia da informação (TI) são maioria na incubadora.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.tr35brasil.com/.

Fonte: Agência Gestão CTI com informações da Agência Brasil

Voltar