Voltar
Publicado em: 19/09/2012 às 21:01

Inaugurada primeira etapa do Parque Tecnológico da Bahia

Por: Ascom/Fapesb

Foi inaugurado na manhã de hoje, 19/09, o primeiro prédio do Parque Tecnológico da Bahia, o Tecnocentro, que abriga 16 instituições entre empresas âncoras, institutos de pesquisa e universidades. Dentre as autoridades, estavam presentes na solenidade de abertura o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, e o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Paulo Câmera.

O Parque Tecnológico da Bahia é um projeto coordenado pelo Governo do Estado em Parceria com o Governo Federal e foi implantado em uma área de aproximadamente 25.900m², elaborado dentro do conceito de sustentabilidade. Contém um prédio de quatro pavimentos, duas alas, biblioteca, auditório, restaurante e áreas de convivência. No Parque, estão instaladas empresas internacionalmente conceituadas além de instituições públicas de pesquisa, incubadoras e universidades. Nesta primeira etapa, foram investidos R$ 53 milhões de reais.

Segundo o Secretário Paulo Câmera, o Parque foi inaugurado com 90% de taxa de ocupação. “Vamos colocar outras empresas aqui dentro para podermos intensificar esse apoio e formar aqui um Parque Tecnológico de grandes ambientes científicos”, disse. O secretário citou a presença das empresas baianas, dos cientistas, de todas as universidades estaduais e federais da Bahia, além das empresas internacionais. “Se tudo andar como a gente pretende, nos próximos seis meses faremos a cessão de uso de um terreno para a Petrobras construir um laboratório de campos maduros e para que o SESC e o SENAI façam uma área de biotecnologia”, afirmou o secretário.

O Ministro Antônio Raupp saudou a Bahia por adotar o caminho da incorporação do conhecimento e da sustentabilidade nas atividades econômicas. “Aqui no Brasil o Governo Federal já incorporou esse conceito de desenvolvimento sustentável, essa é a política econômica da presidente Dilma Rousseff, e nesse contexto, o papel da Ciência, Tecnologia e Inovação é crucial, está no coração do desenvolvimento econômico”, disse. O Ministro parabenizou toda a sociedade baiana pela concretização do Parque Tecnológico como um esforço na incorporação do conhecimento, das tecnologias e pelo estímulo à inovação em produtos e serviços das empresas. “Um parque tecnológico é um elemento que cria um ambiente de cooperação entre empresas e instituições que se dedicam a gerar conhecimento científico e transformá-los em valor econômico”, ressaltou o ministro.

O governador Jaques Wagner, que antes da solenidade realizou uma visita pelos pavimentos do Parque Tecnológico, afirmou que faz questão de conhecer com certo grau de detalhes o que está sendo inaugurado: “Quero falar da minha satisfação daquilo que me orgulha muito como governador do estado. Em cada sala que eu entrei de empresas incubadas, já consolidadas ou internacionais, ouvi de todos a mesma frase: que estão extremamente satisfeitos com a relação com o governo – e isso para mim não é o mais importante, pois é a nossa obrigação sermos facilitadores para aqueles que querem investir principalmente em inovação e tecnologia – mas principalmente que estão satisfeitos com a qualidade e a criatividade da nossa mão de obra trabalhando aqui em nosso Parque Tecnológico”.

Para a implantação da segunda etapa do Parque, o governo fará um investimento de mais R$ 59 milhões. Esta segunda etapa envolverá a construção de infraestrutura laboratorial, escola de iniciação científica e museu, com entrega prevista para dezembro 2014.

Fonte: Lorena Bertino – Ascom/Fapesb

Voltar