Voltar
Publicado em: 13/06/2016 às 15:57

Fapesb sedia workshop dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs)

Por: Ascom/Fapesb

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) sediou, no último sábado (11), o workshop dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), coordenados por pesquisadores baianos. A iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) abriu espaço para os coordenadores apresentarem resultados alcançados e planejamento futuro.

Os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia desenvolvem pesquisa científica com o intuito de promover o avanço da competência nacional em diversas áreas de atuação. Na ocasião, o chefe de gabinete da Secti, Roberto de Pinho falou que “do ponto de vista da secretaria, nós temos para este novo ciclo que se inicia alguns interesses, que são apoiar a nucleação de outros Institutos e pensar nas possibilidades de transversalidade dos INCTs”.

Para o diretor-presidente da Fapesb, Eduardo Almeida o debate foi produtivo e serviu para demonstrar a capacidade científica instalada no estado. “Na reunião os pesquisadores baianos apresentaram um resumo executivo de cada INCT aprovado na chamada do CNPq. Foi o momento de mostrar resultados, dificuldades, impactos e potencial de cada projeto desenvolvido”, explicou Almeida.

Além das presenças dos reitores João Carlos Salles (UFBA) e Naomar Almeida Filho (UFSB), apresentaram os INCTs: Energia e Ambiente; Geofísica do petróleo; Ambtropic; Coorte brasileira em HIV-Aids; Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução; Inteq-Saúde; e Democracia Digital.

Voltar