Fapesb lança proposta de Editais de R$ 25 milhões para Fortalecimento das Engenharias no Estado da Bahia
Por: Ascom/Fapesb

A Fapesb promoveu na manhã desta quinta-feira um encontro com pesquisadores e profissionais das áreas de engenharias e ciência da computação, para apresentar o plano de criação do Programa de Fortalecimento das Engenharias e Ciências da Computação no Estado da Bahia. O objetivo do programa é promover ações de fortalecimento para ambas as áreas, abrangendo todo o estado e promovendo a desconcentração espacial dos recursos.
O Programa baseia-se em dois pilares principais. O primeiro, para o fortalecimento da infraestrutura, por meio do apoio à realização de obras e aquisição de equipamentos. O segundo, para o fortalecimento da articulação em rede, por meio do desenvolvimento de projetos multi-institucionais.
Para a realização das ações dentro do Programa, a Fapesb disponibilizará R$ 25 milhões para serem executados dentro do período de cinco anos. Com isto, a Fundação busca criar infraestruturas de referência tecnológica no país e estimular a interação entre universidades e empresas. Além disso, visa criar novos cursos de mestrado e doutorado, fortalecendo os já existentes, criar novos grupos de pesquisa, empresas inovadoras e empresas incubadas, e atrair pesquisadores para o estado.
“As universidades, principalmente as estaduais, estão muito interessadas neste programa, pois a Fapesb estará promovendo áreas importantes, carentes de um olhar mais atencioso”, diz Vivian Alves, da Coordenação de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Empreendedorismo da Fapesb. “Estas áreas são ícones importantes do processo de inovação e precisamos garantir que tenham apoio”, completa.
O encontro contou com a presença das pró-reitoras da UESC, Élida Ferreira, UESB, Alexilda Oliveira de Souza e UFRB, Ana Cristina Soares.