Voltar
Publicado em: 19/06/2012 às 21:02

FAPESB e UFBA lançam livro Baía de Todos os Santos – Aspectos Humanos

Por: Ascom/Fapesb

Foi lançado ontem na FAPESB o livro Baía de Todos os Santos – Aspectos Humanos, organizado por Carlos Caroso, Fátima Tavares e Cláudio Pereira. O livro é uma compilação de artigos que englobam temas diversos em torno na Baía de Todos os Santos (BTS), divididos em três eixos temáticos: Formação Histórico-Cultural; Economia, Infraestrutura, Transporte e Desenvolvimento; e Expressões Religiosas, Artísticas e Imaginário Baiano. “Decidimos criar três eixos de articulação para montar o livro e dirigi uma carta a alguns colegas com um incentivo a produzir um artigo dentro de determinada linha”, conta Caroso sobre o processo de elaboração do livro. O resultado, segundo ele, demonstra a diversidade de abordagens que refletem o conhecimento prévio que os autores acumularam sobre a BTS.

O Diretor Geral da FAPESB, Roberto Paulo Lopes, diz que o livro já está subsidiando muitas decisões do governo do estado. “O material é extremamente rico e importante para a produção de conhecimento, principalmente para a produção de competências técnicas para que a gente possa perceber as estratégicas para o desenvolvimento do Estado da Bahia”, afirmou Lopes. O diretor lembrou ainda que a BTS tem sido objeto de um olhar diferenciado pelo governo por dois motivos importantes, que são a construção da ponte Salvador-Itaparica e a instalação da primeira Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia, o RENMAR – Instituto Nacional de Recursos Naturais e Ciências do Mar. “Tenho certeza de que não vai tardar muito para que tenhamos essa unidade de pesquisa, que será fundamental, um ponto de inflexão para a Ciência e Tecnologia no Estado da Bahia”, disse.

Fátima Tavares registrou sua satisfação em participar do lançamento de mais um dos trabalhos apoiados pela FAPESB: “Esse é um trabalho primoroso, que espelha a qualidade do nosso corpo de pesquisadores”, disse. Segundo a organizadora do livro, a riqueza em torno da BTS é tanta que novos volumes poderão ser lançados: “Logo mais teremos o Baía de Todos os Santos III: Culinária”, disse, divertindo os convidados.

Segundo Caroso, o grupo de pesquisa da BTS tem vários projetos em andamento, com o apoio da FAPESB. “Nós temos o PRONEX (Programa de Apoio a Núcleos de Excelência) sobre o BTS, fomos agraciados recentemente com o PROINTER (Programa de Apoio a Pesquisas Interdisciplinares) e agora estamos correndo para o Edital Baías da Bahia, expandindo nossa área, sobretudo criando um grupo multidisciplinar que ultrapassa as fronteiras da UFBA e de outras universidades da Bahia.” Além disso, os pesquisadores estão montando um observatório de riscos de realidades socioambientais da BTS, com a intenção de divulgar os conhecimentos da própria população sobre as quais estão estudando e melhorar o diálogo com elas. Desta forma, as populações saberão argumentar, debater e lidar com os problemas que ameaçam a Baía. “É um momento muito adequado para esta discussão agora que está acontecendo o Rio +20, além de termos hoje uma série de diretrizes novas em torno disso”, afirma Caroso.

Como parte do evento de lançamento, a UFBA convidou o professor Paulo Ormindo de Azevedo, autor de um dos artigos do livro, com o título “Recôncavo: território, urbanização e arquitetura”. Azevedo proferiu palestra sobre seu artigo, falando sobre as variações territoriais sofridas pelo recôncavo ao longo dos séculos, com a formação de vilas e redes urbanas e sua arquitetura.

No início de junho, a FAPESB encerrou as inscrições para o Edital Baías da Bahia, que recebeu 30 propostas. “Com certeza as pesquisas que serão desenvolvidas irão complementar toda a competência técnica que já foi produzida sobre a Baía de Todos os Santos”, disse o diretor geral da FAPESB.

Fonte: ascom/fapesb

Voltar