Fapesb divulga resultado do Edital TBSUS
Por: Ascom/Fapesb
Desenvolver estudos a partir da experiência em gestão, serviço e assistência para a saúde da população. Esse é o objetivo do Edital TBSUS – Apoio a Trabalhadoras e Trabalhadores Pesquisadores do Sistema Único de Saúde (SUS), que teve o seu resultado final divulgado nesta sexta-feira (4), no Diário Oficial do Estado, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), órgão ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A lista com os projetos contemplados pode ser conferida no site da Fundação.
Através do TBSUS, a Fapesb abriu espaço para que trabalhadoras e trabalhadores que pesquisam sobre o Sistema Único de Saúde e, para além da prática, vivenciam a saúde pública baiana, pudessem aprofundar os seus estudos com foco na melhoria de vida da população. Por isso, todas as seis propostas selecionadas no Edital atendem a áreas do conhecimento que são compatíveis à saúde e aplicáveis aos serviços do SUS. Cada projeto contemplado poderá receber até R$ 95 mil para desenvolver suas pesquisas.
De acordo com o diretor Geral da Fapesb, Handerson Leite, a saúde é também uma das prioridades na Bahia, e estimular a inovação nessa agenda é essencial para proporcionar melhor qualidade de vida para a população. “A função principal da Fapesb é fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação no Estado, de modo que esse apoio estimule pesquisadores e pesquisadoras a desenvolver em seus estudos algo que contribua para a sociedade. Portanto, o TBTSUS é isso, um apoio importante para quem, além de viver o dia a dia da realidade do SUS, pesquisa e desenvolve projetos com iniciativas que vão contribuir de maneira direta no cotidiano do Sistema Único de Saúde, trazendo melhoria para vida dos baianos”, reforçou.
Para Anna Carolina Dantas, farmacêutica-bioquímica do Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano Filho (CAAV), em Vitória da Conquista, interior da Bahia, ter seu projeto entre os aprovados no TBSUS abre uma nova perspectiva. “Enquanto doutoranda da UFBA, do Programa Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, sempre houve um interesse em desenvolver projetos dentro do CAAV que fossem de acordo com a nossa realidade. O Edital TBSUS veio para contribuir com esse interesse porque ele abre a oportunidade de iniciar e desenvolver um projeto que fosse mesmo do Centro. Diferente da maioria dos editais, esse permite que o trabalhador da saúde seja o protagonista, entendendo o seu ambiente de trabalho e fazendo intervenções de seu interesse”, destacou.