Voltar
Publicado em: 17/02/2017 às 18:47

Fapesb convoca reitores para discutir redução de entraves burocráticos

Por: Ascom/Fapesb

Representantes das Instituições de Ensino Superior parabenizaram a Fundação pela iniciativa em desburocratizar os processos entre as instituições.

Estiveram reunidos nesta sexta-feira (17), no espaço Lazareto, sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, reitores e pró-reitores de instituições federais, estaduais e particulares do estado para discutir junto ao diretor-presidente da Fapesb, Eduardo Almeida, a minuta de um Termo de Responsabilidade que poderá ser celebrado entre as universidades e a Fundação para a contratação das bolsas concedidas anualmente através das cotas institucionais.

De acordo com o estudo realizado pelo Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e Institutos de Pesquisa (Confies), pesquisadores gastam cerca de 30% do tempo com a burocracia na gestão dos seus projetos. A principal conclusão dos cientistas é de que a burocracia aumentou em 69% nos últimos anos, afetando os resultados das pesquisas.

O diretor-presidente da Fapesb, Eduardo Almeida informou o esforço feito pela Fundação para diminuir o excesso de burocracia na atividade de pesquisa. “Hoje temos um processo que envolve muito papel, pois cada reitor precisa assinar e rubricar  três vias de cada um dos termos. Pretendemos achar um caminho para tornar o processo mais ágil. A proposta inicial é que possamos celebrar um termo de responsabilidade com as instituições e reitores, mas antes, precisamos discutir amplamente essa questão”.

A iniciativa pertence ao rol de ações adotadas pela Fapesb para redução dos entraves burocráticos, principalmente, que envolvem os processos de submissão e admissão de propostas submetidas aos editais da Fundação. Recentemente, foram implementados pela Fapesb, o Cartão BB Pesquisa para o repasse de recursos aos pesquisadores aprovados em editais da Fundação e a primeira etapa da Plataforma Roberto Santos, interface capaz de gerenciar todas as informações da Fundação, desde o processo de submissão, contratação, gestão e prestação de contas dos projetos aprovados pela Fapesb.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e presidente do Fórum de Pró-reitores da Bahia, Rosineide Garcia parabenizou o compromisso da atual gestão da Fapesb. “Uma reunião dessa natureza traz a temática da desburacratização na sua relevância. É uma iniciativa muito importante, muito significativa para as pesquisas, para o desenvolvimento, para a inovação. E essa presença dos pró-reitores no debate, a gente reafirma essa parceria e vê o retorno”, falou.

Participaram da reunião reitores, pró-reitores e representantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Salvador (Unifacs), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Universidade Católica do Salvador (Ucsal), Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Instituto Federal da Bahia (Ifba).

Voltar