Empresas baianas recebem cerca R$ 1,8 milhão para inovar
Por: Ascom/Fapesb
Representantes das 29 empresas baianas selecionadas pelo Sebraetec Diferenciação lotaram nesta segunda-feira, 21, o auditório do Parque Tecnológico da Bahia, na Avenida Paralela, para formalizar o contrato de adesão com o Sebrae Bahia. Os empreendedores vão receber cerca de R$ 1,8 milhão como apoio financeiro para seus projetos de inovação.
Realizada pela primeira vez na Bahia, a ação visa contribuir com o ambiente de negócios inovadores no estado e garantir maior competitividade aos empreendimentos de pequeno porte baianos. “A inovação é um importante mecanismo, seja no processo ou produto, para que as empresas se tornem mais produtivas, eficientes e competitivas. Essa inovação é necessária para que o pequeno negócio se diferencie dos demais e tenha uma possibilidade maior de aumentar sua lucratividade”, explicou o superintendente do Sebrae, Adhvan Furtado.
Uma das empresas selecionadas foi a MidiaClip, com o projeto “Sistema MidiaC”. A empresa executora do projeto é a Dossier Digital. “Vamos utilizar uma tecnologia para captar jornais, revistas e outros meios de veiculação, integrá-la com um sistema de conteúdo, e criar um painel de controle de notícias personalizados para cada cliente”, detalhou Letícia Lisboa, sócia-proprietária da Dossier Digital, que teve ainda mais dois projetos aprovados como empresa executora no edital. Para o empresário Cláudio Garrido, sócio-proprietário da MidiaClip, a iniciativa possibilita que o mercado baiano se desenvolva. “E só com um mercado forte, com empresas que produzam inovação, é que vamos conseguir ter a Bahia no caminho de destaque, que nos traga uma independência dos produtos manufaturados”, completou.
O atendimento do Sebraetec Diferenciação para desenvolver o projeto tem duração máxima de oito meses. Os projetos aprovados contam com o subsídio de 80% do programa, ficando a cargo do empresário a contrapartida de 20% do montante.
Estratégias para área de tecnologia e inovação
Na abertura do evento, o presidente da Desenbahia, Otto Alencar Filho, destacou o papel da instituição como uma agência de fomento. “E isso faz uma grande diferença, porque para captar um recurso na Desenbahia você só precisa de um bom projeto. Temos interesse em saber se o projeto vai trazer um bem ao empresário e à Bahia, gerando emprego, renda e riqueza”, afirmou.
Os participantes também assistiram à apresentação do superintendente de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), Thomas Buck, sobre as perspectivas da inovação para a Bahia. Buck elencou algumas ações realizadas pela secretaria, como o investimento em banda larga e a Rede Baiana de Empreendedorismo e Incubação. “Estamos tentando colocar a Bahia, junto com outros parceiros, no cenário de protagonismo em termos de ciência e tecnologia no Brasil”.
A programação ainda contou com o painel “Linhas de estimulo financeiro à inovação”, com Joaci Sabino, gerente geral do Banco do Nordeste (BNB), Sérgio Mattos, gerente de negócios da Desenbahia, e Flávio Marinho, coordenador da Incubadora de Negócios do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O evento foi realizado pelo Sebrae e Secti e teve o apoio da Desenbahia, Banco do Nordeste e Sistema Fieb.
Estudo de mercado
No dia 1° de abril, será lançado pelo Sebrae um estudo sobre o ecossistema de startup na Bahia. O gerente da Unidade de Acesso a Inovação e Tecnologia do Sebrae, Leandro Barreto, explica que, com o estudo, buscou-se entender melhor quem são e onde estão essas empresas, qual o perfil e quais gargalos esses empreendimentos enfrentam, entre outros aspectos.
“Com base nesse mapeamento, vamos montar uma agenda de positiva atendimento desses negócios, oferecendo capacitações específicas, ações de marketing, acesso a mercado e apoio financeiro, em parceria com outras instituições do estado”, detalhou Barreto. O estudo foi realizado pelo Sebrae, com auxílio de instituições como a Secti, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), incubadoras baianas, universidades e Senai Cimatec, entre outras.
O evento acontece no Parque Tecnológico da Bahia, às 8h30, e é aberto ao público. Na ocasião também será lançado pela Secti e Fapesb o Edital de Apoio ao Desenvolvimento de Ideias, que dará bolsas de pesquisa para jovens empreendedores. Os selecionados vão contar com o apoio do Sebrae na orientação especializada e qualificação empresarial em áreas como gestão, mercado, finanças e modelagem do negócio.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia