Desenvolvimento sustentável é objetivo de cooperação entre Bahia e França
Por: Ascom/Fapesb
Promover o desenvolvimento sustentável do estado da Bahia e da região administrativa da Córsega, na França, nas áreas econômica, ambiental e social, para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes. Esse é o objetivo do protocolo de cooperação técnica assinado, nesta quarta-feira (1º), entre a Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan) e o Instituto do Meio Ambiente da Córsega.
Dois eixos temáticos para a cooperação são ressaltados no documento. O primeiro se refere ao desenvolvimento sustentável e a gestão participativa de áreas naturais protegidas, com foco no turismo, conservação da biodiversidade, prevenção contra incêndios, gestão da água, governança e boas práticas. O segundo diz respeito ao planejamento territorial, onde o estado da Bahia e a Coletividade Territorial da Córsega poderão envolver universidades, atores institucionais, agentes econômicos e a sociedade civil organizada para garantir a sustentabilidade da cooperação. Inicialmente, a cooperação abrangerá duas áreas protegidas da Córsega, o Vale de Restonica e o Parque Marinho Internacional Bouches Bonifácio, e dois mosaicos na Bahia, sendo um no extremo sul e outro na Chapada Diamantina, este último ainda em fase de estudos.
Histórico
Em 2004 foi assinado um memorando de entendimento entre os ministérios do Meio Ambiente brasileiro e francês. Posteriormente, em 2005, foi iniciado o trabalho de cooperação entre Brasil e França sobre os mosaicos de áreas protegidas. A cooperação franco-brasileira em mosaicos buscou fomentar um espaço para agregar lideranças engajadas na construção de formas de gestão integrada das áreas protegidas no Brasil.
Site: Comunicação.ba