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Publicado em: 27/03/2013 às 20:01

Com apoio da FAPESB, pesquisador cria ferramentas de entretenimento para pessoas com deficiência

Por: Ascom/Fapesb

017.foto27032013O pesquisador Xisto Lucas Junior, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Salvador, criou, com apoio da FAPESB, jogos digitais que favorecem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e linguísticas de pessoas com transtornos comunicativos e/ou de linguagem. Os games foram desenvolvidos em um sistema eletrônico, portátil, adaptável, dinâmico, interativo e acessível de Comunicação Alternativa ou Aumentativa (CAA).

Para que os jogos fossem acessíveis ao público alvo, o pesquisador desenvolveu um Sistema Eletrônico Portátil baseado na CAA. O Sistema Eletrônico é um tablet com tela sensível ao toque (touch screen), feito de material rígido e impermeável, resistente a impactos. Sua adaptabilidade e formato permitem assistir a necessidade específica do indivíduo, respeitando seu grau de desenvolvimento e maior independência e agilidade comunicativas.

A equipe criou imagens eletrônicas que, divididas em grupos de sujeito, verbo e objetos, permitem às crianças formarem frases e se comunicarem em diversos contextos, como escola, casa, banheiro e alimentação. A equipe também desenvolveu três jogos: “Cidade Sustentável”, em que as crianças direcionam cada material reciclável para a lixeira correta; “Segurança Pública”, que ensina a criança a ter certos cuidados, como, por exemplo, ao atravessar a rua; e “Alimentação Saudável”, em que é possível escolher o que se quer comer e montar o prato de acordo com as cores dos alimentos. Além disso, as crianças ainda podem desenhar, montar quebra-cabeças, acessar mapas e fazer contas na calculadora.

Além de auxiliar no desenvolvimento linguístico e cognitivo, esse sistema contribui no processo de inclusão social e digital. Por suas características móveis, pode ser usado em diferentes locais como escolas, centros de tratamentos, domicílios e parques. Também permite um maior grau de independência e agilidade comunicativa, integrando o indivíduo ao meio social. O intuito da equipe é distribuir o ambiente interativo para a rede pública de ensino e/ou saúde como uma tecnologia assistiva, sendo comercializado apenas para instituições e grupos privados.

Fonte: Ascom/Fapesb
Foto cedida pelo pesquisador

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