Baía de Todos os Santos e Semiárido baiano recebem apoio de R$ 10 milhões da FAPESB
Por: Ascom/Fapesb
Promover a gestão sustentável do litoral e do sertão, fomentar a pesquisa e a transferência de tecnologia em questões estratégicas, buscar a melhoria da qualidade de vida de sua população. Esses são apenas alguns dos principais objetivos dos novos Editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), voltados para a Baía de Todos os Santos e para o Semiárido baiano. Lançados no último dia 13/03, em evento na Fundação Luiz Eduardo Magalhães, no CAB, estes Editais disponibilizam R$ 5 milhões cada para apoiar propostas voltadas ao desenvolvimento destas regiões.
Ambos os Editais encontram-se em novo formato, agora priorizando a formação de redes e núcleos de pesquisa. A exigência da formação de núcleos de pesquisa tem como objetivo promover a difusão do conhecimento e permitir uma desconcentração espacial da base científica, muito concentrada em Salvador. “À medida que os pesquisadores concentrados na região metropolitana têm que se articular com pesquisadores de outras instituições, de Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Feira de Santana, você começa a permitir uma desconcentração e melhor distribuição espacial do conhecimento cientifico e dos recursos para a Ciência e Tecnologia de modo geral”, diz Roberto Paulo Lopes, diretor geral da FAPESB. Segundo ele, a formação de redes de pesquisa permite aos pesquisadores desenvolver pesquisas com mais facilidade, com possibilidade de resultados e retorno para a sociedade muito maiores.
O foco dos projetos, tanto para a Baía de Todos os Santos quanto para o Semiárido deverá, prioritariamente, estar relacionado a linhas temáticas vinculadas às regiões, tais como: sustentabilidade, inclusão produtiva, biodiversidade e ecologia, uso e reuso da água, energia, emprego, trabalho e geração de renda, saneamento, mobilidade, educação, saúde, entre outros. Dentre outros critérios, os projetos deverão ser de natureza interinstitucional – o que significa que os proponentes deverão estabelecer parcerias com outras instituições diferentes da sua – e interdisciplinar – envolvendo mais de uma grande área do conhecimento. Com isso, a FAPESB pretende promover a troca de conhecimentos entre diferentes áreas e instituições no Estado da Bahia.
Está incluído no novo formato, também, o Edital de Apoio à Formação e Articulação de Redes de Pesquisa no Estado da Bahia.
Para saber quais Editais da FAPESB estão abertos, acesse a parte de Editais em nosso portal.
Fonte: ascom.fapesb