Assinado o ato de fundação da Universidade Federal do Sul da Bahia
Por: Ascom/Fapesb

Na última sexta-feira, dia 20/09, foi assinado o ato de fundação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no município de Itabuna, onde serão instalados a reitoria e o campus de nome Jorge Amado. Também serão instalados campus em Porto Seguro e Teixeira de Freitas. A cerimônia contou com a presença do governador Jaques Wagner.
O início das atividades está previsto para o segundo semestre de 2014, com cerca de nove mil alunos matriculados por ano, atingindo 18 mil vagas até 2020. A criação foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em junho deste ano. Na mesma ocasião, a presidente assinou a criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia, que está em processo de implantação.
Segundo Roberto Paulo Machado Lopes, diretor geral da FAPESB, a criação da UFSB contribui para o esforço de desconcentrar espacialmente a base científica: “A UFSB vai contribuir para uma melhor distribuição espacial das ações de Ciência, Tecnologia e Inovação e, com isso, reduzir estas assimetrias intrarregionais”, afirma. De acordo com Roberto Paulo, a instalação da UFSB é de extrema importância para ampliar a base científica da Bahia e a formação de pesquisadores. “Esta instituição dará continuidade à expansão das ações de C,T&I na Bahia, acelerando este processo para garantir que os avanços do conhecimento científico se traduzam em benefícios para a população baiana.”
A UFSB oferecerá 12 cursos de Bacharelados Interdisciplinares em quatro grandes áreas de conhecimento: Artes, Humanidades, Saúde e Ciência e Tecnologia; cinco Licenciaturas Interdisciplinares nos campos de Ciências da Natureza; Ciências Humanas e Sociais; Matemática; Computação e Tecnologias; Linguagens e Códigos de Artes. A nova universidade também contará com 15 cursos superiores tecnológicos, 30 de graduação profissionalizante, 10 residências, além de 19 mestrados e nove doutorados.
Os programas de pós-graduação da UFSB, assim como de todas as Universidades Estaduais e Federais do estado da Bahia, contarão com o apoio da FAPESB com cotas de bolsas de mestrado e doutorado. “É nossa prioridade avançar na formação científica, pois sabemos da importância que a C,T&I tem para a superação dos indicadores ainda desfavoráveis em nosso estado, e a criação da UFSB representa um ponto de inflexão no desenvolvimento da C,T&I na Bahia”, diz Roberto Paulo.
Fonte: Ascom/Fapesb
Foto retirada do portal www.ibahia.com