App desenvolvido com apoio da Fapesb auxilia usuários na escolha do programa do fim de semana
Por: Ascom/Fapesb
Escolher a programação para o fim de semana é uma tarefa divertida, mas que pode tornar-se ainda melhor com a ajuda de um aplicativo (app) criado exatamente para este fim. O “Today” é um app de interação social que traça o perfil individual de consumo do usuário para ajudá-lo a escolher o melhor destino da noite. A ferramenta foi Desenvolvida pela empresa Maqhin, através do Edital Fapesb/Finep 029/2013 – Tecnova, que apoia projetos inovadores de empresas baianas.
Segundo Rafael Câmara, diretor de negócios da Maqhin, o app pretende captar milhares de usuários em Salvador através de um sistema seguro, altamente interativo e com uma interface fácil: “O mercado de entretenimento está sempre buscando formas de atrair público para os seus estabelecimentos. Existem poucas ferramentas de qualidade com o objetivo de auxiliar o consumidor final imparcialmente”. Assim, o Today vai ajudar os indecisos a escolherem o lugar ideal para sair à noite, de acordo com seus gosto e necessidades pessoais.
O app vai usar a ferramenta “Check In” do facebook, que identifica o local em que o usuário se encontra no momento da postagem para determinar os possíveis destinos, baseando-se nos locais em que a pessoa costuma frequentar. Bares, restaurantes, boates e shows são alguns dos tipos de entretenimento que estarão disponíveis para consulta. O aplicativo utilizará também técnicas de gamificação, onde a utilização assídua do app gera pontos para o usuário, podendo ser utilizados em descontos ou prioridade na entrada do evento.
O maior diferencial do Today está no fato deste app não funcionar apenas como uma agenda de eventos. Ele permite que a pessoa coloque o nome em listas de desconto e, ainda, ao confirmar o nome, o consumidor pode optar por ver fotos e socializar, através de um chat, com as pessoas que também frequentam no local: “Essa interação fica dentro do ambiente e é restrita aos usuários que quiserem conversar, paquerar, trocar informações ou conhecer novas pessoas. Tomamos muito cuidado com isso”, afirma Rafael.
Com os recursos disponibilizados pela Fapesb e Finep, a Maqhin conseguiu desenvolver todo o app: “Tudo relacionado à técnica foi realizado com apoio das duas instituições, inclusive para criar a comunicação visual de todo o aplicativo”. A primeira versão ou o mínimo produto viável – ainda sem todas as ferramentas propostas – foi lançada em dezembro.
Por: Ascom/Fapesb