Ilhéus: UESC inaugura Planta Piloto da Microcervejaria na sexta(15)
Por: Ascom/Fapesb
A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), vai inaugurar, na sexta-feira (15), às 15 horas, a primeira microcervejaria da Bahia, com fins de pesquisa e treinamento na produção de cerveja. A planta piloto está estruturada a partir de dois projetos financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), coordenados pelos professores Mauro de Paula Moreira e Ana Paula Trovatti Uetanabaro.
Os professores avaliam que “o mercado de cervejas artesanais está em crescimento e é impulsionado pela tendência de valorização da sensorialidade e a busca pelo prazer no consumo. Esse aspecto favorece também a análise do custo-benefício feito pelo consumidor, que é refletido pelo lema “beba menos, beba melhor”.
Motivados pelo fato de que no Brasil existem poucos grupos acadêmicos dedicados à pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico de cerveja e de que a Bahia possui uma considerável diversidade de ambientes, o que se traduz na variedade de frutas e micro-organismos fermentadores (leveduras), um grupo de pesquisadores da UESC de diferentes áreas do conhecimento teve dois projetos aprovados no edital de apoio a Projetos em Temas Estratégicos de Inovação Tecnológica, em 2011
A professora/Dra. Ana Paula Uetanabaro lembra que “o Brasil é hoje o terceiro maior mercado consumidor de cerveja do mundo, no entanto, as microcervejarias (cerca de 300 espalhadas pelo país) correspondem a apenas 0,15% do market share nacional. Ou seja, ainda existe um espaço enorme para crescimento. A previsão é que dentro de dez anos esse percentual suba para 2%. Todo esse mercado em potencial não atrai apenas empreendedores entusiastas da cerveja que querem criar seus próprios rótulos, mas também movimenta outros mercados. Os sites especializados em vendas online para amantes do produto, fábricas de embalagens e empresas de importação de ingredientes para fabricação também entram nessa conta.”
“Seguindo um movimento de âmbito mundial, iniciou-se no Brasil a instalação de microcervejarias, com um caráter e apelo local bem acentuado. Estas plantas cervejeiras de pequeno porte aportaram para o mercado um rol de cervejas exclusivas e diferenciadas, com vários tipos, texturas, aromas e sabores, se diferenciando, portanto, do padrão inculcado pelas grandes corporações.
Serviço:
O que? Inauguração da planta piloto da primeira microcervejaria da Bahia com fins de pesquisa e treinamento.
Quem? Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC),
Quando: Sexta-feira (15) , às 15 horas
Onde: Laboratório de Microbiologia Aplicada – Agroindústria, da Universidade Estadual de Santa Cruz, Campus Prof Soane Nazaré de Andrade, (UESC), Rodovia Jorge Amado, Km 16, Ilhéus, Bahia Tel.: (73) 3680-5190
UESC vence Prêmio Expocom
O Congresso de Ciências da Comunicação (Intercom Nordeste) 2016, realizado entre 7 e 9 de julho, na DeVry Unifavip de Caruaru (PE), premiou a UESC no primeiro lugar em uma das categorias do Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação). O projeto “Programe-se”, trabalho de conclusão de curso de Rádio e TV da UESC, conquistou o prêmio de melhor produto na categoria Produção Transdisciplinar, Modalidade Multimídia. “Programe-se” é um projeto realizado pelos egressos Tcharly Briglia, Dilson Reis e Tainan Piantavinha, com a orientação da professora Betânia Vilas Bôas. A proposta foi apresentada à banca avaliadora em fevereiro deste ano, obtendo um ótimo resultado. Em consequência do esforço empreendido no trabalho, os estudantes inscreveram a produção no principal congresso regional de Comunicação.
Com o tema “Comunicação e Educação: caminhos integrados para um mundo em transformação”, o Intercom Nordeste foi um evento de grandes discussões sobre o papel do comunicador no mundo contemporâneo, sejam nos desafios ligados às áreas específicas de formação, sejam nas transformações que estão diretamente conectadas com o universo da educação. Nos três dias do evento, a faculdade DeVry Unifavip sediou debates, apresentações de grupos de pesquisa e de artigos científicos. O Expocom, prêmio concedido anualmente, é sempre um dos momentos mais aguardados, tendo em vista o teor de qualidade da produção dos estudantes e os critérios bem delimitados estabelecidos pelo júri de professores. Os selecionados para a etapa regional disputam entre si o título de melhor trabalho e representam a região no Congresso Nacional. Em 2016, a edição nacional ocorrerá em São Paulo, entre os dias 5 e 9 de setembro, na USP.
“Programe-se” concorreu com trabalhos do Ceará e Pernambuco. Para a UESC, a conquista do prêmio representa muito no que compete às pesquisas e experiências de ordem prática e teórica que são desenvolvidas na graduação em Comunicação Social. O reconhecimento regional, além de valorizar a produção discente e docente, estimula os estudantes a buscarem desbravar, ainda mais, novos e desafiadores caminhos na carreira acadêmica.
Com discussões voltadas para a área da TV, tais como os conceitos de convergência tecnológica, transmídia, hipertelevisão, segunda tela, on demand e cultura participativa, “Programe-se” é um trabalho que se desdobra em três grandes produtos: um documentário com tendências contemporâneas e perspectivas para o futuro da televisão brasileira; uma websérie de 10 episódios sobre as área de atuação de um profissional de TV, tais como telejornalismo, entretenimento e publicidade; e um e-book dividido em 12 capítulos, que representam os principais eixos conceituais e teóricos da pesquisa. Em um exercício teórico-prático, o projeto contou com entrevistas com profissionais das principais emissoras de televisão e produtoras do país, tais como a Rede Globo, a Record, a Band, a Rede TV!, as produtoras Bossas Nova Films, Conspiração, os canais Futura, ESPN, FOX, GNT, entre outros. As gravações foram realizadas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, em julho de 2015.
Em setembro, os realizadores de “Programe-se” estarão na USP, disputando a etapa nacional do Intercom, representando a UESC. Para conhecer mais sobre o projeto, assistir à websérie, conferir o conteúdo do e-book e ter contato com conteúdos exclusivos, acesse o site http://programese.wix.com/oficial, a página no Facebook (https://www.facebook.com/programesedoc/) e o canal “Programe-se”, no YouTube.
Fonte: Ascom UESC/Municipios Baianos
Link: http://www.municipiosbaianos.com.br/noticia01.asp?tp=1&nID=28777