Seminário discute mercado farmacêutico com especialistas mundiais em saúde, ciência e tecnologia
Por: Ascom/Fapesb
Aconteceu nesta segunda-feira, 26/03, no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador, o Seminário Internacional Tecnologia, Inovação e Equidade em Saúde – O mercado de Produtos Farmacêuticos. O evento contou com a participação de palestrantes internacionais da área de saúde, como o professor de Organização Industrial Luigi Orsenigo, da Universidade de Brescia, na Itália; o Pesquisador Ismael Rafols, da Universidade de Sussex, no Reino Unido; a professora de Economia na Open University de Londres, Maureen Mackintosh; e a professora de Ciência e Tecnologia da Universidade de Sussex, Mariana Mazzucato. O seminário foi realizado pelo Instituto Nacional de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde (CITECS), em parceria com o Programa Integrado de Economia, Tecnologia e Inovação em Saúde e com o Instituto de Saúde Coletica (ISC) da UFBA.
Durante a abertura do evento, o diretor geral da FAPESB, Roberto Paulo Machado Lopes disse que, embora a Bahia tenha avançado muito em termos de pesquisas científicas, ainda tem muito o que fazer na área de inovação: “É fundamental inserir a inovação nos nossos processos produtivos. Um evento como esse contribui muito no processo de rompimento da inércia institucional em relação à inovação nas empresas”, disse.
O superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) elogiou o tema escolhido para o evento: “Gostaria de destacar a felicidade de estar participando da abertura de um seminário que tem a equidade no seu tema central, a redução das desigualdades e o papel da tecnologia e inovação neste ponto em particular. Isso está escrito em nossos princípios, da luta pela saúde igual para todos, do desenvolvimento de nosso sistema único de saúde. A escolha do tema, portanto, foi muito feliz”.
Eduardo Mota, diretor do ISC, falou sobre a importância do evento para a troca de informações entre instituições e sociedade: “É difícil reunir a liderança das instituições mais importantes da área de saúde e da área de Ciência e Tecnologia como temos hoje aqui. É um momento importante para as instituições e para a sociedade e agradeço a todos que estão aqui trazendo informações de nosso interesse”.
Cada um dos palestrantes versou sobre um diferente tema dentro do mercado farmacêutico. O professor Orsenigo falou sobre os elementos que sustentaram a “idade de ouro” dos produtos farmacêuticos e a remodelação da indústria e seus vínculos com os cuidados de saúde em geral. Rafols focou na Rede de Conhecimento e as Bases Científicas para Inovação e Desenvolvimento em Saúde, explorando a dinâmica de P&D na indústria farmacêutica. A professora Mackintosh discorreu sobre o Acesso a medicamentos essenciais na África, relatando resultados de pesquisas sobre a produção local de medicamentos da Tanzânia, o acesso em áreas rurais e o acesso aos genéricos. Por fim, a professora Mazzucato falou sobre Mercados Financeiros e Ideias para a área de medicamentos.
Fizeram parte da mesa de abertura Eduardo Mota, diretor do ISC-UFBA; Manoel Barral Neto, diretor do CNPq; Alfredo Boa Sorte; superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde da SESAB; Robert Verhaine, Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação da UFBA; Paulo Câmera, Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação; Roberto Paulo Machado Lopes, diretor geral da FAPESB; Sebastião Loureiro, coordenador do Programa de Economia da Saúde – PECS/ISC/UFBA; e Mittermayer Galvão dos Reis, pesquisador titular e diretor da Fundação Oswaldo Cruz.
Fonte: ascom/fapesb