Voltar
Publicado em: 23/03/2012 às 19:31

Pesquisadores da FAPESB promovem seminário sobre o sisal como fonte de renda no sertão da Bahia

Por: Ascom/Fapesb

De 29 a 30 de março, acontecerá, no Município de Valente, o Seminário Territorial Sisal: Fonte de Vida e de Renda no Sertão. Este evento é uma iniciativa dos Pesquisadores Ildes Ferreira, Tatiana Velloso e Acácia Batista, aprovados nos Editais da CTSA/FAPESB que buscam, em parceria com a Associação de Desenvolvimento Sustentável Solidário da Região Sisaleira (APAEB) e a Cooperativa Regional de Artesãs Fibras do Sertão (COOPERAFIS), fortalecer a atividade sisaleira e aumentar a geração de emprego e renda na região.

A Bahia é o estado brasileiro que mais produz sisal. A Região Sisaleira engloba 40 municípios do semiárido baiano e tem baixos índices de pobreza e de exclusão social. O sisal é uma das três principais atividades econômicas desta região. A FAPESB vem participando dos esforços do Governo para a melhoria da cadeia produtiva do Sisal através do apoio financeiro a projetos nesta área. Durante o seminário, os projetos apresentados serão: Artesanato de Sisal, da professora Tatiana Velloso; Indicação Geográfica do Sisal, da professora Acácia Batista; e Produção e Comercialização de capachos de sisal, coordenado pelo professor Ildes Ferreira.

Além da apresentação dos projetos, o seminário promoverá visita a campo com pesquisadores da UFRB e UEFS, visita à COOPERAFIS e à fábrica de carpetes e produção de capachos da APAEB. Durante o evento, acontecerá o lançamento do livro Gente Ajudando Gente: o tecido associativista do Território de Sisal, de Ednusia Moreira, Onildo Araújo e Agripino Coelho.

Seminário Territorial Sisal: Fonte de Vida e de Renda no Sertão

Data: 29 e 30 de março
Local: Casa da Cultura – Valente

Fonte: ascom.fapesb

Voltar