Pesquisadores apresentam protótipos de games imersivos de episódios da Independência da Bahia
Por: Ascom/Fapesb
Alunos do Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano (CEEP), em Santo Amaro, participaram, nesta terça-feira (23), de uma aula diferente de história: uma imersão em acontecimentos da Independência da Bahia através de um ambiente totalmente virtual. A experiência aconteceu durante o lançamento dos protótipos do Edital Metaverso no 2 de Julho, no evento “Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade”, realizado pela Fundação Pedro Calmon.
Lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em comemoração ao bicentenário da Independência do Estado, o Edital Metaverso no 2 de Julho reuniu professores, pesquisadores e profissionais da área de games para apresentar para estudantes seis episódios históricos que contam o caminho percorrido pelos baianos para expulsar os portugueses do seu território.
Na oportunidade, os alunos vivenciaram cenários construídos em três dimensões que narram capítulos cruciais da conquista da liberdade do povo brasileiro: 12 de fevereiro de 1822, na Junta Administrativa; 19 de fevereiro de 1822, no Convento da Lapa; a Imersão na História da Independência, em 25 de junho de 1822; a Batalha de Pirajá, em 8 de novembro de 1822; a Batalha de Itaparica, em 7 de janeiro de 1823; e Viva a Independência da Bahia, em 2 de julho de 1823.
Para Handerson Leite, diretor Geral da Fapesb, o Metaverso no 2 de Julho estimula o desenvolvimento de realidade aumentada nas instituições de ciência e tecnologia. “O objetivo é fomentar a prática da realidade virtual nos colégios e aproveitar para capacitar os professores do Estado, junto com o Instituto Anísio Teixeira, de forma que eles possam depois usar esse tipo de tecnologia para as suas aulas normais”, ressalta.
Para Andrea Machado, coordenadora do projeto responsável pelo episódio Batalha de Itaparica, o Edital Metaverso se revelou como uma oportunidade para o desenvolvimento de recursos didáticos inovadores. “A confecção e apresentação do protótipo preliminar focado no episódio da Batalha de Itaparica foi um momento especial, no qual pudemos ver o resultado do trabalho em equipe, sobretudo nossos bolsistas de graduação. Esta etapa foi fundamental para validar conceitos e metodologias, contando com a valiosa participação de estudantes e professores da rede pública estadual. A interação deles com o protótipo nos forneceu um importante feedback para aprimorarmos ainda mais a experiência”.
Segundo Andrea, os próximos passos para o avanço do projeto envolvem a implementação das sugestões recebidas durante a apresentação, a continuação do desenvolvimento de novas missões gamificadas, além do modelo virtual da heroína guia do episódio, Maria Felipa. “Estamos comprometidos em transformar a forma como a história é ensinada e vivenciada, tornando ela mais acessível e envolvente para toda a comunidade escolar”, frisou.
Paulo Ambrósio, coordenador do projeto que apresentou o episódio “Cachoeira, 25 de junho de 1822”, destacou a ideia principal da sua proposta de museu virtual. “Estamos coletando materiais da época, ativos, ilustrações e também produzindo os ambientes modelados computacionalmente para disponibilizar esse material em forma de museu interativo. O objetivo é trazer uma maior vivência. A pessoa vai se sentir parte do ambiente que está sendo mostrado”.
Com um investimento de R$ 4 milhões, o Metaverso no 2 de Julho é uma iniciativa da Secti e Fapesb, faz parte da estratégia Bahia de Todos os Jogos e é executado em parceria com as Secretarias de Cultura (Secult), Educação (SEC), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Relações Institucionais (Serin), na Coordenação Geral de Políticas de Juventudes (Cojuve).