Semana Nacional de C&T conquista público de todas as idades
Por: Ascom/Fapesb

Até o dia 27 de outubro estará acontecendo no Estacionamento L1 do Salvador Shopping a exposição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). O público pode interagir com experimentos e equipamentos científicos nas áreas de astronomia, eletromagnetismo, robótica, fluídos, óptica, matemática, mecânica, acústica e termologia, além de novidades na área de tecnologia.
A exposição está fazendo sucesso com pessoas de todas as idades. A estudante Maira Santana, de 18 anos, que cursa o 2º ano médio do Colégio Estadual Garrastazu Médici, achou tudo muito interessante: “Aqui você pode ver na prática alguns tipos de condução elétrica, ou pode pedalar numa simples bicicleta e gerar uma luz muito forte!”, disse. Graça, de 52 anos, levou o seu netinho Davi, de 2 anos, para brincar com os equipamentos: “Essa exposição é bem diferente dos parques que ele costuma ir, pois aqui ele lida com a parte lúdica da ciência e ao mesmo tempo aprende, absorve as coisas do jeito dele, mesmo sendo bem pequeno”.
Um dos equipamentos de maior sucesso é o Gerador De Van Der Graff, uma bola que gera tensão eletrostática, arrepiando os cabelos de quem estiver tocando nela. A garotada se diverte tocando na bola com uma mão e com a outra segurando a mão de um amigo. A condução de energia faz com que a última pessoa fique, literalmente, eletrizada, dando um choque em quem a tocar. Essa experiência eletrizante arranca muitas gargalhadas dos visitantes.
O estudante de engenharia da Faculdade Área 1, Antônio, de 24 anos, está trabalhando na Semana Nacional de C&T e adorando mostrar para o público os experimentos de física. “Salvador é carente de eventos de tecnologia de forma geral e quando a gente faz uma Semana como essa, aproxima as pessoas de experiências de Ciência e Tecnologia. Elas veem certos fenômenos acontecendo até mesmo em casa, mas não sabem como funcionam. Aqui na exposição elas aprendem isso.”
A advogada Teresa, de 57 anos, e seu marido Guilherme, de 60, experimentaram diversos equipamentos e trocaram muitas informações com os expositores. “Eu estou achando fantástica essa exposição porque eu só vi coisas assim lá nos Estados Unidos. Eu acho que a gente tem que desenvolver a ciência que é a única coisa que realmente traz divisas para um país. Os grandes países do mundo só se desenvolveram por causa da ciência”, diz Teresa. “Além disso, é preciso estimular a curiosidade e a criatividade das crianças. Isso é uma coisa muito importante, pois faz com que as crianças gostem de ciência, e quando você gosta de uma coisa, você estuda por prazer.”
Outro aparelho que chama a atenção dos jovens é o Girotec, formado por três anéis concêntricos, dentro dos quais uma pessoa pode girar em diversas direções, com a sensação de estar flutuando sem gravidade. Tem também o Robozão da Bahia, que mais uma vez está fazendo sucesso na Semana Nacional de C&T, neste ano disputando pênaltis com a criançada. Estas e muitas outras atrações fazem parte da exposição no Salvador Shopping, de segunda a sexta, das 9h às 20h, ao sábado das 9h às 21h e no domingo, das 13h às 21h. O evento é gratuito e aberto ao público.
Fonte: Lorena Bertino – Ascom/Fapesb
Foto: Teresa e seu marido Guilherme na SNCT