Entrega do prêmio Mulheres nas Ciências acontece no Museu de Arte da Bahia
Por: Ascom/Fapesb
Pesquisadoras serão premiadas com até 15 mil pelos trabalhos realizados a serviço do desenvolvimento do estado.
Seis pesquisadoras e jovens cientistas que se destacam nas áreas de Ciências Exatas, da Terra, Biológicas e Engenharias serão reconhecidas e homenageadas na entrega do Prêmio Bahia pela Diversidade – Edição Mulheres nas Ciências. A premiação, aberta ao público, acontecerá no dia 30/3 (quinta-feira), no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, às 15h. O edital é resultado da parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
As vencedoras foram escolhidas por meio de consulta pública, realizada através do site da Fapesb, e receberão, além do troféu, valores que variam de R$ 5 mil a R$ 15 mil. O objetivo da iniciativa é reconhecer o trabalho de excelência realizado por pesquisadoras e cientistas que prestam relevante contribuição ao desenvolvimento do estado da Bahia, e o trabalho de mulheres responsáveis por projetos e trajetória atual que indiquem potencial de contribuição para sua área de atuação.
“Infelizmente, nas áreas contempladas pelo edital, as mulheres ainda são pouco reconhecidas. Na Bahia, temos grandes e importantes pesquisadoras, que precisamos premiar por suas contribuições à ciência no estado. A proposta do edital é mudar esse cenário, contribuir para que as mulheres sejam reconhecidas em todas as áreas do conhecimento”, afirma o diretor-presidente da Fapesb, Eduardo Almeida.
A secretária de Políticas para as Mulheres do Estado, Julieta Palmeira destaca que a premiação com o recorte de “Mulheres na Ciência” é um impulso para promover a presença feminina nos vários espaços da sociedade. “O Brasil é o segundo país em participação feminina na ciência mas, esse protagonismo não é muitas vezes visibilizado e reconhecido. Essa premiação é um começo para valorizar e ampliar a presença feminina na pesquisa e geração de conhecimento. Estamos contentes em dar esse ponta pé inicial junto com órgãos parceiros, beneficiando baianas que fazem a diferença e contribuem para a superação da desigualdade de gênero”, reiterou.
Para a superintendente de Inovação da Secti, Acácia Pinho, a participação de mulheres é fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico de uma nação, reconhecendo a contribuição “de brilhantes mulheres cientistas, me permito homenagear a todas do passado e presente na ganhadora de dois prêmios Nobel, Marie Curie”, concluiu.
Durante a cerimônia serão entregues simbolicamente troféus para as seis premiadas. Os objetos foram produzidos a partir da tecnologia de impressão tridimensional (3D), com finalização da empresa Designer Brindes, executado dentro da Oficina do Fazer, projeto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia. A Oficina do Fazer está localizada no IHACLAB-I, sediado no PAF V na Universidade Federal da Bahia, sendo um espaço aberto, com burocracia mínima para frequência, podendo ser visitado por qualquer pessoa.
Serviço
Cerimônia de premiação- edital Bahia pela Diversidade- Mulheres nas Ciências
Dia 30/03 (quinta-feira) às 15h.
Museu de Arte da Bahia (MAB)- End.: Av. Sete de Setembro, 2340, Corredor da Vitória – Salvador (BA).
Aberto ao público.