Giro na Ciência – Brasil adquire primeiros ônibus movidos a hidrogênio
Por: Ascom/Fapesb
Uma mobilidade urbana sustentável, capaz de reduzir as emissões de gases poluentes e melhorar a qualidade de vida do cidadãos, é uma das realizações mais buscadas por países em desenvolvimento. O Brasil, apesar do seu potencial no setor, ainda caminha devagar no campo das tecnologias necessárias para implementar tais medidas. Contudo, os primeiros passos para alterar este cenário estão sendo dados com a aquisição de três ônibus movidos a hidrogênio – uma tecnologia de energia renovável antipoluente.
Os coletivos novos estão em atividade no estado de São Paulo, primeiro estado a receber os ônibus movidos a hidrogênio do País. Eles não emitem gases poluentes pois utilizam apenas vapor d’água, que é eliminado pelo escapamento dos veículos.
Os veículos usam aproximadamente 45% de energia renovável, de acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), colocando o País em uma posição de destaque mundial. Além do Brasil, as únicas nações capazes de desenvolver e operar coletivos com tal tecnologia são a Alemanha, o Canadá e os Estados Unidos.
O projeto foi coordenado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com a direção do MME e recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Fonte: Agência Gestão CT&I