Alunas apresentam projetos de Iniciação Científica apoiados pela Fapesb na República Tcheca
Por: Ascom/Fapesb
As estudantes de Engenharia Química da Universidade Federal da Bahia – UFBA, Safira Moura Barros e Caroline Maia de Sousa, atualmente bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) na Inglaterra, viajaram para a República Tcheca para participar do 21st International Congress of Chemical and Process Engineering (CHISA 2014), em Praga. O evento aconteceu entre os dias 23 e 27 de agosto de 2014, organizado pelas Czech Society of Chemical Engineering (CSCHE) e a European Federation of Chemical Engineering.
Os quatro trabalhos apresentados foram desenvolvidos durante o período de iniciação científica na UFBA (grupo PROTEC – Departamento de Engenharia Química), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Fapesb. Os projetos estão relacionados com a aplicação de líquidos iônicos próticos nas áreas de catálise, termodinâmica e materiais compósitos e foram desenvolvidos sob a orientação do professor Miguel Iglesias.
Os congressos CHISA acontecem desde 1962, na República Tcheca, promovendo a interação entre engenheiros, cientistas, tecnólogos, estudantes e industriais, com o objetivo de apresentar os últimos resultados científicos, intercambiar ideias e estabelecer contatos e parcerias. O congresso atinge todo o espectro da química e da engenharia de processo aplicada, cobrindo tendências atuais e necessidades futuras.
O congresso se estrutura em vários eventos simultâneos:
• Congresso CHISA2014
• Simpósios específicos
• PRES 2014 – 17th Conference on process integration, modelling and optimisation for energy saving and pollution reduction
• Feira de exibições de equipamentos industriais MARCHES 2014
• EFCE WP Meetings (conferencias plenárias)
A palavra CHISA tem origem no acrônimo no idioma tcheco do termo “Engenharia Química, Desenho de Equipamentos e Automação”, tornando-se depois uma marca registrada para um grande congresso de natureza internacional e mundial.
Por: Ascom/Fapesb